Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal

No local de trabalho e na vida enfrentamos diversos tipos de situações são necessários alguns comportamentos e habilidades para lidar com esses momentos da melhor forma possível. 

Esses comportamentos são denominados de relacionamento intrapessoal e interpessoal. 

Quer conhecer mais informações sobre esses dois conceitos? 

Neste artigo vamos abordar detalhes sobre relacionamento interpessoal e intrapessoal. 

  • O que é um relacionamento interpessoal?
  • O que é relacionamento intrapessoal?
  • Quais são as diferenças entre relacionamento intrapessoal e interpessoal?
  • Qual é a relação entre relacionamento intrapessoal e interpessoal?
  • Por que o relacionamento intrapessoal e interpessoal são importantes?
  • Como melhorar o comportamento no trabalho?

Continue a leitura do texto e tire todas as suas dúvidas! 

O que é um relacionamento interpessoal?

Trata-se da forma como uma pessoa se relaciona com as outras. 

É quando um profissional consegue ter relações saudáveis com outros membros da sua equipe durante os momentos de interação. 

Esse tipo de relacionamento é responsável por facilitar a interpretação e a compreensão sobre os anseios e as motivações de cada pessoa. 

Ele é formado por três pilares: ambiente, você e o outro. 

Isso ajuda a entender o que é necessário para ter um bom relacionamento saudável com todas as pessoas. 

Dentre as orientações mais comuns encontra-se: compreender o que o ambiente exige e oferece; desenvolvimento das suas habilidades; buscar entender as outras pessoas; e o autoconhecimento. 

O que é relacionamento intrapessoal?

Este modelo de relacionamento não se refere às outras pessoas. Ele mostra como é relação de cada indivíduo com os seus próprios sentimentos e objetivos. 

O conceito é baseado no autoconhecimento, no domínio próprio e como cada pessoa busca motivação diária. Todos esses itens são levados em consideração tanto no âmbito pessoal como no profissional. 

Quanto mais uma pessoa conhece sobre o seu estado emocional, mais oportunidades ela terá de alcançar a felicidade e as suas metas. 

O autoconhecimento é a ferramenta mais adequada para nos auxiliar durante vários momentos em nossa vida como a perda de um emprego ou uma avaliação negativa em um projeto. 

É justamente essa prática que mostra como devemos agir sem decepção, sem pânico e sem pensamentos ruins, somente procurando com as melhores alternativas para resolver a situação. 

Quais são as diferenças entre relacionamento intrapessoal e interpessoal?

As diferenças entre relacionamento intrapessoal e interpessoal são bem simples. O primeiro se refere a forma como nos comunicamos com nós mesmos. 

Já o relacionamento interpessoal é como nos relacionamos com as outros pessoas que fazem parte da nossa rotina, seja no trabalho em equipe, na reunião de família ou nos relacionamentos diários com parentes. 

A melhor forma de aprimorar o relacionamento intrapessoal é conhecendo os seus pontos positivos e negativos para ter melhores atitudes com os diversos tipos de emoções que ocorrem todos os dias na vida. 

O relacionamento interpessoal está presente em qualquer situação. Portanto, nunca pare de aprender sobre desenvolvimento pessoal. O coaching e meditação podem ajudá-lo nesse processo. 

O desenvolvimento do relacionamento intrapessoal depende do seu próprio esforço por meio de técnicas para melhorar a autoestima o autocontrole e o autoconhecimento. 

O relacionamento interpessoal é identificado com mais frequência na rotina. Ele pode surgir na empresa ou em uma simples comunicação com os parentes. 

Qual é a relação entre relacionamento intrapessoal e interpessoal? 

O relacionamento intrapessoal pode ser definido como um suporte do interpessoal. 

Para ter uma relação saudável com outras pessoas e saber trabalhar em equipe é fundamental lidar com as próprias emoções e praticar com regularidade o autoconhecimento. 

A formação de novas competências no relacionamento intrapessoal pode influenciar no trabalho em equipe e na participação de projetos.

Existem algumas qualificações que são mais recomendadas pelas empresas como: flexibilidade, foco, humildade, motivação, entre outras. 

Qual é a relação entre o relacionamento intrapessoal e interpessoal? 

Todas as relações são muito importantes no desenvolvimento de qualquer profissional, pois são reconhecidas no mercado de trabalho. 

Para se ter uma ideia, elas podem influencia na hora de escolher uma pessoa para assumir um novo cargo ou para liderar um projeto. 

A administração de relacionamentos pode ser considerada uma tarefa difícil pelas pessoas. No entanto, o autoconhecimento e as qualificações sugeridas pelo mercado ajudam a deixar o processo mais simples. 

As ferramentas de coaching e assessment podem auxliá-lo no autoconhecimento e no aperfeiçoamento de novas habilidades. 

Elas ajudam a melhorar a comunicação, a produtividade, a performance, trabalho em equipe, liderança e a forma de compartilhar feedbacks. Há ainda orientações para administrar momentos complicados e desafiadores. 

Por que o relacionamento intrapessoal e interpessoal são importantes? 

Investir em bons relacionamentos traz diversos benefícios para as relações pessoais e profissionais. 

Essas habilidades são fundamentais para melhorar diversas áreas das nossas vidas. 

Como melhorar o comportamento no trabalho? 

Existem diversas dicas para melhorar o relacionamento no trabalho.

Conheça abaixo cada uma. 

Tenha uma atitude positiva 

O comportamento positivo é uma das atitudes mais valorizadas no ambiente de trabalho. As pessoas que têm essa postura mostra comprometimento com a rotina e com a organização. 

As pessoas positivas são aquelas que são alegres e interagem com os membros do seu time sempre sorrindo. Elogiar o trabalho de um colaborador também é uma postura reconhecida no mercado de trabalho. 

Aprenda a administrar conflitos 

O sucesso não surge da noite para o dia. No meio desse processo, há vários conflitos que precisam ser administrados. Caso contrário, não atingirá os resultados desejados. 

Por isso, é essencial que você tenha jogo de cintura para lidar com as situações que ocorrem ao longo do processo. 

Para administrar conflitos é necessário investigar todas as causas dos problemas, manter um accountability dos conflitos, promover feedbacks diretos, busque solucionar as questões, seja transparente na comunicação e use filmes e livros para aprender mais sobre o assunto. 

Invista em comunicação de qualidade 

Uma comunicação eficiente é essencial para resolver qualquer conflito. Portanto, procure transmitir uma mensagem com clareza para minimizar os impactos. 

Se possível, comunique sempre presencialmente para evitar interpretações erradas. 

Essa característica é fundamental para qualquer área. Então, melhore a sua comunicação para resolver conflitos e potencializar a sua produtividade. 

Trabalhe em equipe 

Um projeto terá mais sucesso quando é feito em equipe. Portanto, busque pessoas com perfis diferentes para integrar o seu grupo. 

O trabalho em equipe traz diversos benefícios como: mais fontes de informação, mais criatividade, aumento de aprendizagem, conhecimento de novas habilidades, entre outros. 

Investir no relacionamento interpessoal e intrapessoal é muito importante. Sendo assim, nunca pare de aprender e desenvolva melhor as suas habilidades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *