05 Dicas Para Ser Produtivo Trabalhando Em Casa

Você é um empreendedor digital ou trabalha remotamente para alguma empresa e não está conseguindo produzir?

 

Se você está precisando ser mais produtivo trabalhando em casa, este artigo foi feito para você!

 

Todos nós sabemos que são inúmeras as vantagens de trabalhar no conforto de casa, sem ter a preocupação de sair cedo para pegar trânsito ou até da roupa que vai vestir para trabalhar.

Mas, além de todas as vantagens também existem muitos desafios para enfrentar, a começar pela disciplina que você precisa ter para administrar toda a liberdade que um trabalho em casa te dá.

E quanto mais liberdade você tem mais precisa ter responsabilidade para que o seu trabalho seja realizado, trazendo bons resultados.

Para quem está acostumado com um trabalho tradicional, cumprindo uma rotina de tarefas e de horários, quando começa a trabalhar em casa acaba se distraindo com as tarefas de casa, com a TV ligada, com o barulho dos outros moradores da casa, etc.

 

Por isso, trabalhar em casa, apesar de ser muito vantajoso, é um desafio e tanto, pois em casa não temos a organização de um ambiente corporativo.

Em casa nos deparamos com pessoas conversando, TV ligada na sala, crianças brincando e fazendo barulho, etc.

 

Como você viu, o processo de trabalhar em casa requer muita disciplina. Por isso, vou deixar aqui a baixo 5 dicas para ser mais produtivo trabalhando em casa, que tenho certeza que vão te ajudar a aproveitar melhor o seu dia. Confira!

maneiras de ser mais produtivo

Dica #1 Escolha um ambiente tranquilo

 

Trabalhar em casa permite que você passe o dia da maneira mais confortável possível, sem ter preocupação com deslocamento, com o horário de sair de casa e chegar na empresa, sem se preocupar nem mesmo com a roupa que vai vestir para trabalhar.

Porém, todo esse conforto não deve ser sinônimo de trabalhar deitado na cama, de pijama, etc. Isso é até possível, mas não é indicado, pois pode prejudicar e muito a sua produtividade.

O ideal é que você tenha um ambiente separado especialmente para trabalhar. Portanto, separe um quarto em sua casa para montar o seu escritório.

 

Escolha um ambiente iluminado, silencioso e, se possível, que tenha uma janela para trazer luz natural e ventilação.

Coloque uma mesa com uma cadeira confortável, computador, telefone e todos os itens que você precisa para trabalhar.

Evite levar para este cômodo coisas que não tenham a ver com o seu trabalho e que só vão fazer bagunça no seu ambiente.

E outra coisa, não adiante montar um ambiente de trabalho se toda hora vai entrar alguém. Avise para todas as pessoas que moram com você que você está trabalhando e não deve ser interrompido.

 

Dica #2 Faça um planejamento

 

Faça um planejamento do seu dia de acordo com os horários em que você rende mais. Dessa maneira, você conseguirá concluir suas atividades em um prazo mais curto.

Preste atenção aos horários em que você é mais produtivo, que consegue se concentrar melhor e observe também quais são os horários em que você se sente cansado.

Através dessas observações você vai poder fazer um planejamento mais eficiente do seu dia e vai passar a ser bem mais produtivo.

 

Dica #3 Estabeleça metas

 

Não é porque você trabalha em casa que não deve estabelecer metas para atingir seus resultados.

A diferença é que agora a responsabilidade de alcançar os seus resultados é toda sua.

É natural que, sem uma pessoa cobrando resultados, você começa a procrastinar. Por isso a importância de estabelecer metas para atingir os seus próprios resultados.

 

Estabelecer metas diárias vai te ajudar a ser mais produtivo. Com elas você vai gravar mais vídeos, vai responder mais e-mails, vai atender mais clientes, etc.

Além de estabelecer metas diárias, você precisa ir aumentando aos poucos, para que a sua produtividade evolua.

Então, na noite anterior, anote tudo que você precisa fazer no dia seguinte, definindo prazos para finalizar cada tarefa e leia essa lista logo pela manhã, antes de começar a sua jornada de trabalho.

Para que você consiga atingir essas metas e mantenha-se motivado, recompense a si mesmo quando alcançar os seus objetivos.

 

Dica #4 Defina as prioridades

 

Com metas estabelecidas e bem claras, é hora de definir as prioridades.

Sabe a lista de metas que você vai escrever? Veja quais são as atividades que devem ser feitas primeiro e quais podem ser deixadas para depois.

Mesmo que todas as suas atividades sejam importantes, algumas são também urgentes. Então, observe quais são as atividades que interferem mais em seus resultados e comece por elas.

 

Depois, realize as tarefas menos impactantes para o seu negócio. Assim, sua produtividade vai aumentar e você vai atingir os resultados que espera para o seu negócio.

 

#5 Tenha uma rotina

 

Defina um horário para você começar as suas tarefas todos os dias, pois, mesmo que você trabalhe em casa, ter uma rotina é muito importante.

O modo como você começa o seu dia de trabalho pode determinar todo o resto do dia.

Sei que é difícil distinguir casa e trabalho, principalmente se você está começando a trabalhar em casa há pouco tempo.

E para conseguir cumprir todas as atividades estabelecidas, é necessário criar uma rotina de trabalho.

você é produtivo no trabalho?

Conclusão

 

Espero que estas 5 dicas te ajudem a ser mais focado em suas tarefas e a ser mais produtivo trabalhando em casa.

Não se preocupe se no começo você não conseguir seguir essas 5 dicas sem falhar, pois, isso é uma questão de adaptação.

Tenho certeza que em pouco tempo você estará cumprindo as suas metas e atingindo os seus objetivos.

 

Se você seguir essas 5 dicas, logo estará produzindo mais, cumprindo cada meta estabelecida, sabendo distinguir o que é ou não prioridade, mantendo o foco no que é importante para o sucesso do seu negócio, trabalhando em um ambiente específico e propício para quem deseja ser mais produtivo trabalhando em casa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *